FAQ
PERGUNTAS GERAIS SOBRE O FREELAP
Para quais esportes posso usar o Freelap? Quais produtos devo escolher?
Para quais esportes posso usar o Freelap? Quais produtos devo escolher?
Oferecemos sistemas de cronometragem especialmente adaptados para atletismo, esqui, biatlo, ciclismo, motocross, patinação de velocidade, futebol e futebol americano. No entanto,a tecnologia Freelap é versátil e adaptada a quase todos os esportes onde a velocidade é fundamental. Para quaisquer dúvidas sobre a utilização do sistema Freelap na sua modalidade e sobre a escolha dos produtos Freelap, entre em contato agora mesmo através do nosso site ou pelo nosso representante no Brasil : Pista e Campo Ltda. maciel@pistaecampo.com.br
O sistema Freelap é adequado para treinadores ou atletas que treinam sozinhos?
O sistema Freelap é adequado para treinadores ou atletas que treinam sozinhos?
Para ambos! Para treinadores:Capacidade de cronometrar vários atletas simultaneamente ou em sequência – dados em tempo real e consultas posteriores.
Para atletas que treinam sozinhos:O sistema Freelap é automático, você não precisa de mais ninguém para registrar seus tempos. Possibilidade de usar um smartwatch. Dados em tempo real e consultas posteriores (e possibilidade de compartilhar os resultados com seu treinador!)
Posso cronometrar vários atletas simultaneamente? Posso cronometrar facilmente um grupo grande de atletas?
Posso cronometrar vários atletas simultaneamente? Posso cronometrar facilmente um grupo grande de atletas?
SIM! Graças ao aplicativo MyFreelap, você pode facilmente cronometrar vários atletas simultaneamente, ou em sequência, e criar suas próprias equipes para gerenciar suas listas de largada.
O "Método de Cronometragem por Lista" permite cronometrar de forma fácil e rápida um grande grupo de atletas em sequência (em 1 ou 2 raias) . Os dados são associados aos atletas de acordo com a ordem de passagem mencionada na lista de largada. Neste caso, os atletas podem usar o mesmo chip.
Por quanto tempo meus produtos Freelap têm garantia? Como entrar em contato com o serviço de pós-venda?
Por quanto tempo meus produtos Freelap têm garantia? Como entrar em contato com o serviço de pós-venda?
Os produtos Freelap têm garantia de 2 anos.
Para serviço pós-venda, entre em contato com seu revendedor Freelap (Pista e Campo) ou com a matriz (por e-mail sales@freelap.ch / telefone +41 32 861 52 42 / ou via redes sociais).
PRODUTOS FREELAP
Qual é a diferença entre o transponder FxChip e o transponder FxChip BLE?
Qual é a diferença entre o transponder FxChip e o transponder FxChip BLE?
– O FxChip é o transponder de rádio,não possui a função Bluetooth. Ele deve ser usado em conjunto com o Relay Coach BLE. O FxChip envia os dados de cronometragem por rádio para o Relay Coach BLE. Em seguida, o Relay Coach BLE transmite os dados via Bluetooth para o seu dispositivo móvel.
– O FxChip BLE possui a função Bluetooth. O seu transponder FxChip BLE transmite os dados de cronometragem diretamente via Bluetooth para o seu dispositivo móvel. (Não é necessário o Relay Coach BLE.)
Onde encontrar o ID do chip?
Onde encontrar o ID do chip?
O ID (2 letras – 4 dígitos) estáescrito na parte frontal do chip.
Se o ID não estiver mais visível no chip, você pode encontrá-lo usando o aplicativoFreelap Device Manager(FDM).
Como saber o nível da bateria do meu dispositivo Freelap?
Como saber o nível da bateria do meu dispositivo Freelap?
• Para o FxChip BLE: No aplicativo MyFreelap, quando você recebe os tempos, o aplicativo indica o nível da bateria do chip (a menos que a bateria esteja completamente descarregada; neste caso, você não receberá nada porque o chip não é detectado – ele não pisca quando você o coloca em movimento próximo a um transmissor ligado). Quando a bateria estiver fraca, o aplicativo envia uma notificação.
• Para todos os dispositivos Freelap BLE (FxChip BLE, FxSwim, Relay Coach BLE, LED Display) : Você pode verificar o nível da bateria usando o aplicativo Freelap Device Manager .
• Para todos os dispositivos Freelap: verifique as instruções de uso do seu produto para saber sobre os avisos de bateria fraca.
Como trocar a recarga/trocar as baterias do meu dispositivo Freelap?
Como trocar a recarga/trocar as baterias do meu dispositivo Freelap?
Leia as instruções de uso do seu dispositivo Freelap em nossa páginade instruções de uso.
CONFIGURAÇÕES
Encontre exemplos de configuração para seu esporte, bem como todas as etapas de uso e instruções em nosso guia completo por esportes e diretamente no aplicativo MyFreelap!
Onde colocar os transmissores?
Onde colocar os transmissores?
Encontre exemplos de configuração para seu esporte (onde colocar seus transmissores) em nossoguia completo por esportese diretamente no aplicativo MyFreelap, graças à biblioteca de exercícios predefinidos com tutoriais.
Devo colocar meus transmissores com os códigos LAP e FINISH 80 cm após a distância desejada?
Devo colocar meus transmissores com os códigos LAP e FINISH 80 cm após a distância desejada?
– Para largada rápida: NÃO
1 / Coloque o seu transmissor Tx Junior Pro código START no chão, na linha de largada, na lateral da pista, a menos de 1,5 m da trajetória do atleta.
2 / Em seguida, da mesma forma, coloque o seu código Tx Junior Pro LAP nas distâncias desejadas para obter tempos intermediários.
3 / Em seguida, da mesma forma, coloque o seu código Tx Junior Pro FINISH na linha de chegada.
/!\ Para uma precisão ideal, dê a largada (comece a correr) pelo menos 5 m antes do transmissor START.
– Para bloco de largada: SIM
1 / Coloque seu transmissor START no chão na linha de largada.
2 / Coloque seus transmissores Tx Junior Pro código LAP e FINISH no chão:
– na lateral da pista, a menos de 1,5m da trajetória do atleta
– 80cm APÓS a distância desejada (pois o transponder detectará o campo magnético do transmissor 80cm antes de sua posição real).
> Confira nosso Guia Completo de Atletismo .
Quantos transmissores posso colocar na pista?
Quantos transmissores posso colocar na pista?
Máximo de 11 transmissores em sua trajetória.É claro que, se você cronometrar vários atletas em raias adjacentes, poderá colocar mais transmissores na pista! Apenas certifique-se de que cada transponder não cruze mais de 11 transmissores.
Qual deve ser a distância/tempo mínimo entre 2 transmissores?
Qual deve ser a distância/tempo mínimo entre 2 transmissores?
Mínimo10 metros / 0,7 segundo entre 2 transmissores.
Existe um comprimento máximo a ser respeitado entre 2 transmissores?
Existe um comprimento máximo a ser respeitado entre 2 transmissores?
Não!
Como e onde anexar meu chip?
Como e onde anexar meu chip?
Descubra como anexar seu chip para seu esporte em nossoguia completo de esportes!
Onde colocar meu dispositivo móvel?
Onde colocar meu dispositivo móvel?
Para garantir a recepção perfeita dos dados, coloque o seu dispositivo móvel:
– Entre 10m e 50m depois do transmissor FINISH– A uma altura de 1 metro do chão(nas suas mãos mantendo as mãos baixas / ou apoiá-lo num suporte de 1m de altura)
// Se o atleta estiver a usar um smartwatch ou a guardar o smartphone no bolso: não tem problema.
Quando os dados são transmitidos?
Quando os dados são transmitidos?
Seus dados de cronometragem são transmitidos e exibidos instantaneamentecada vez que você cruza um transmissor FINISH.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Lista de verificação:
Lista de verificação:
Por favor, verifique se:
– Você está usando os dispositivos Freelap recomendados para o seu esporte.
– Você tem a última versão disponível do aplicativo MyFreelap
– O aplicativo MyFreelap está aberto no seu dispositivo móvel e em execução em primeiro plano (necessário no IOS)
– O Bluetooth e a localização estão ativados no seu dispositivo móvel
– Seu chip está conectado corretamente
– Os transmissores estão ligados, posicionados corretamente e configurados no código correto
– Você tem 1 transmissor configurado para o código “FINISH”
– Você cruza no máximo 11 transmissores em sua trajetória
– Os transmissores estão a pelo menos 0,7s (10m) de distância
– Você cruza a zona de detecção de cada transmissor
– Você posiciona corretamente seu dispositivo móvel: Entre 5m e 50m após o transmissor FINISH e a uma altura de 1 metro do chão (em suas mãos, mantendo as mãos baixas / ou coloque-o em um suporte de 1m de altura). (Se você estiver usando um smartwatch ou mantendo seu smartphone no bolso: está ok).
– Verifique se o seu FxChip BLE / Relay Coach BLE / LED Display está com a atualização mais recente disponível. Para atualizá-lo, você precisa usar o aplicativo FDM (Freelap Device Manager).
– As baterias dos seus dispositivos não estão descarregadas – recarregue / troque as baterias.
– Você não está perto de uma linha ferroviária (pode causar interferência).
Depois de trocar a bateria do meu FxChip BLE, ele não funciona mais / O ID do chip mudou.
Depois de trocar a bateria do meu FxChip BLE, ele não funciona mais / O ID do chip mudou.
Em alguns casos isolados, após a troca da bateria do seu FxChip BLE, pode acontecer que o ID do chip seja redefinido para o ID do fabricante: AA-0001. Nesse caso, o chip continua funcionando, mas, como o ID foi alterado, você não poderá coletar dados se ainda estiver usando o ID inicial (e real) do chip no aplicativo MyFreelap.
Para restaurar o ID inicial do chip, siga as etapas indicadas neste documento:Restaurar o ID do chip(leva aproximadamente 2 minutos)

